quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lousa Digital 3D

O giz utilizado pelos professores está com os dias contados. A nova tendência agora são aulas ministradas por meio de uma lousa digital, que apresenta o conteúdo em imagem 3D. A professora e executiva Jane Vieira, da empresa P3D, defende que os alunos conseguem aprender muito mais, quando as informações estão atreladas à imagem. "As imagens disponibilizadas no software podem ser usadas com qualquer material didático, independentemente de filosofia, pedagogia e didática", explica. Segundo ela, para quem pensa que esta ferramenta está sendo utilizada somente em escolas da rede privada está muito enganado. "Em seis anos de atuação, nós conseguimos expandir também para as redes públicas.

Algumas cidades mais próximas da capital já utilizam este software e os resultados têm sido surpreendentes", revela. No evento realizado ontem em um hotel de Araçatuba, o equipameno foi apresentado a professores, secretários da educação e gestores municipais de Araçatuba e região.


Um grupo de Araçatuba é responsável por desenvolver o software para prefeituras e autarquias. Segundo o gerente operacional da empresa, Elso Rodrigues Gomes, o equipamento direcionado ao uso pedagógico é indicado para laboratórios de informática, em consonância com o conteúdo de sala de aula. "Trata-se de uma lousa interativa digital. Um computador grande que permite ao professor a interação com a tela e os alunos. Uma aula dinâmica do século XXI", diz. Ele ressalta que a lousa pode ser usada com toque na tela ou caneta. "O ensino não está mais limitado aos livros. O conteúdo colocado na lousa, agora, fica armazenado em arquivos que podem ser liberados online para os alunos".

INVESTIMENTO

O custo para ter a lousa como esta em uma sala de aula é de R$ 10 mil. Porém, antes de instalar o equipamento, a empresa realiza o programa "Atualiza Professor", que leva de seis meses a um ano. No segundo momento, os professores apresentam o equipamento em sala de aula. A cidade de Santa Fé do Sul foi pioneira no programa.
Gomes destaca que, "os professores que estão saindo da faculdade estão mais abertos, porém, os profissionais de longa data relutam por um breve momento". Mas, com o programa, os professores acabam entendendo a dinâmica do equipamento e absorvem a ideia de pronto. "Depois da inserção dessa tecnologia, a evasão escolar diminuiu significativamente. A aula se torna mais atrativa e o aluno deixa de ver um determinado conteúdo como algo maçante e chato. O professor ainda pode, durante a aula, consultar online conteúdos que possam ser agregados na explicação", finaliza.

pesquisa feita no site:http://www.lr1.com.br/index.php?pagina=noticia&categoria=cidade&noticia=23927

Nenhum comentário:

Postar um comentário